O seu browser não possui script
Você está na página Funcionamento do sistema de reembolso dos planos de saude
Planos de saude
Convênios médicos
Corretora planos de saude e convenios medicos
Corretor oficial da SUSEP - Seguros só com corretor de seguros
Dúvidas Frequentes

Funcionamento do sistema de reembolso dos planos de saude

Informações sobre o funcionamento do sistema de reembolso dos planos de saude: o associado escolhe o prestador de serviço de sua confiança - que não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada , paga a consulta e num prazo máximo de 30 dias a seguradora deve reembolsa-lo de acordo com o plano escolhido e se esta opção estiver em seu contrato.

Se a seguradora não cumprir o prazo o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar de modo claro qual é o valor a ser reembolsado. Se não o fizer, o consumidor pode exigir o reembolso integral das consultas, segundo o Procon.

De acordo com a ANS o convenio medico não é obrigado a anexar a tabela de reembolso nos contratos, mas é obrigado a informar pelo atendimento como chegou ao valor reembolsado.

De acordo com o Procon, o artigo 46 do Código de Defesa do Consumidor diz que o conhecimento prévio é direito do consumidor. Nesse caso, o Procon entende que, já que a empresa não é clara em quanto irá reembolsar a consumidora, esta tem direito ao reembolso integral.

Pela lei os reembolsos deveriam ser reajustados de acordo com os aumentos concedidos nas mensalidades. O problema é que as tabelas de reembolso não são de fácil acesso ao consumidor e fica difícil estabelecer essa relação. A única maneira de resolver o problema é denunciando de forma sistemática à ANS e aos Procons

Fontes:

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

 

® Todos os direitos reservados - Author: Planos de saude - Tudo sobre Convenios medicos e planos de saude